Por Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Ainda durante a graduação, muitos estudantes começam a pensar no que fazer depois de pendurar o diploma na parede. A carreira
acadêmica é uma das opções e, em mestrado e doutorado, o Brasil desponta
como referência. De acordo com o Institute for Scientific Information,
considerado a primeira indústria da informação interdisciplinar, o País
aparece entre os líderes em publicação acadêmica nas áreas de
Agricultura, Ciência de plantas e animais e Ciências sociais.
Responsável pelo ranking de qualidade de cursos e instituições
brasileiras, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (Capes) aponta o número de publicações como um dos critérios de
avaliação. As notas máximas indicadas pela instituição, 6 e 7,
equivalem "ao alto padrão internacional".
Ciências da agricultura é a área acadêmica com maior quantidade de
material acadêmico publicado - alcançando a segunda colocação mundial,
com 7,85% da produção. Entre as mais bem colocadas, estão a Escola
Superior de Agricultura (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP). Na
área de Agronomia, mestrado e doutorado em Genética e melhoramento de
plantas e em Solo e nutrição de plantas recebeu nota máxima na avaliação
da Capes, realizada em 2010. Classificação semelhante alcançou a
pós-graduação em Entomologia.
Segundo o coordenador do programa de pós-graduação em Entomologia da
Esalq, José Maurício Simões Bento, a qualidade das linhas de pesquisa
está ligada ao corpo docente e discente. "Temos recursos humanos muito
bons. Nossos professores são reconhecidos nacional e internacionalmente,
o que acaba destacando muito o programa. Pertencer à USP também nos
confere estrutura de pesquisa e ensino do mais alto nível", diz. O
professor destaca que recursos de projetos nacionais e internacionais
também ajudam a manter uma pesquisa de ponta. "Temos força de pesquisa e
alunos muito bem selecionados. A concorrência é grande, e isso faz com
que tenhamos um ciclo vantajoso", acrescenta.
Atualmente, a pós em Entomologia tem 89 alunos - 34 de mestrado e 55
de doutorado. "Todos os nossos estudantes têm bolsa. Também temos vários
estudantes estrangeiros, principalmente da América Latina. Já tivemos
inclusive estudantes africanos. O reflexo da nossa qualidade está no
fato de que somos pioneiros na área agrária. Hoje, de 40% a 50% dos
docentes em Entomologia do Brasil passaram por aqui, o que faz a Esalq
ser reconhecida na formação de pesquisadores", afirma. Além da Escola de
Agronomia e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP, a
Universidade Federal de Viçosa (UFV) elenca cursos com nota máxima pela
Capes.
Em Ciências de plantas e animais, segunda área em que o Brasil mais
produz publicações acadêmicas - é o quinto colocado no mundo, com 6,04%
da produção -, a UFV também recebeu nota 7. Para o coordenador do
programa de pós-graduação em Zootecnia, Odilon Gomes Pereira, produção
científica, qualificação do quadro docente, inserção internacional e
publicação em periódicos internacionais estão entre os motivos da boa
colocação. "Nosso corpo docente é muito qualificado. No caso da pós em
Zootecnia, desde que o programa foi criado, sempre recebeu nota máxima. O
mestrado foi o primeiro criado no Brasil. Com 50 anos de curso, já
formou em torno de 1,5 mil mestres e doutores. Atualmente, temos 170
estudantes, sendo dois terços de doutorado", explica o coordenador.
Referência
na área, o curso recebe estudantes estrangeiros, principalmente da
América do Sul. "No último triênio, recebemos 17 estudantes do Peru,
Argentina, México. Acreditamos que agora, com o Ciência Sem Fronteiras,
esse número vá aumentar", diz.
Segundo dados do Institute for Scientific Information, Ciências
Sociais está em terceiro lugar na produção científica brasileira. A área
abrange cursos como Economia, Comunicação, Direito, Arquitetura e
Urbanismo, Administração, Turismo e Serviço Social. O ranking indica
que, no mundo, o Brasil é responsável por 2,44% das publicações na área,
ocupando a oitava colocação. Apontado pela Capes como um dos critérios
decisivos de avaliação, a publicação acadêmica é responsável pelo
reconhecimento de instituições - o que facilita o intercâmbio de
informações entre corpo docente e discente.
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