quarta-feira, 1 de abril de 2015

Casas naturais que podem ser feitas com as próprias mãos

Publicado por Yacamim

A preocupação com a Mãe Terra está expressa, cada vez mais, em cada detalhe da vida humana. Um dos setores com mais experiências nesse sentido é o da construção, que busca sempre alternativas sustentáveis como o Cob, o ingrediente usado para fazer casas naturais com as próprias mãos.




A mistura pode ser feita com os pés. Sobre uma lona grossa, acrescenta-se terra, areia, palha de capim braquiária serragem e água. Depois, já descalços, é só pisar sobre a massa, dançando, cantando, dando risada, sentindo uma troca gostosa de energia com a terra. Até que a massa fica mais homogênea, macia, no ponto de fazer pãezinhos. É hora, então, de usar as mãos. Com um punhado da massa, podem ser moldados os pães e empilhados para dar forma à parede.



Aí é que entram os detalhes mais gostosos no manuseio do Cob! Como a parede tem que ser espessa – pouco mais de 30 centímetros – é possível esculpir nichos para expor livros, artesanato, elementos decorativos, um guarda-louça ou até servir de armário para as roupas. Também dá para esculpir bancos, sofás, lareiras e aberturas para a luz natural em formatos inusitados, como gotas, flores e estrelas.



Não há limites para o que se pode fazer com o Cob, quem manda é a criatividade. Versátil e ecológico, o material tem outras inúmeras qualidades. Ao contrário das paredes de cimento e outras materiais tradicionais, essas estruturas de terra são vivas porque permitem uma melhor troca do ar interno com o externo. De acordo com especialistas, as, paredes de Cob proporcionam excelente conforto térmico: mantêm a casa quentinha no inverno e fresquinha no verão.

Pode ser difícil de acreditar, mas o Cob é mais resistente a abalos sísmicos e ao fogo, pode ser usada por populações mais carentes porque custa pouco (principalmente se os materiais estiverem disponíveis no próprio terreno), é bonito e ainda dispensa o uso de fôrmas de madeira, o que poupa muitas árvores dês serem cortadas da mata para virar fôrma descartável para a construção civil.



A liberdade e a simplicidade são palavras-chave nesse tipo de construção. Além disso, são valores essenciais para a construção de um mundo em harmonia com as necessidades do planeta e de cada um de nós. Ficou com vontade de experimentar? Você pode começar construindo uma casinha para as crianças, um banco para o jardim, uma escultura para a entrada da casa… Chame os amigos para botar também os pés e mãos na massa e construir o que a sua criatividade mandar!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.