sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Titica de galinha coloca 37 carros para rodar no Brasil


Por Eduardo Gonçalves
Publicado por Veja

Fezes de mais de 80.000 galinhas colocaram uma frota de 37 veículos para rodar nesta quinta-feira em Foz do Iguaçu, no Paraná. Os veículos foram abastecidos com o gás biometano, que é gerado a partir da decomposição dos dejetos das aves.


A iniciativa partiu de um grupo de pesquisadores da usina hidrelétrica de Itaipu, que já chegou a desembolsar 20 milhões de reais no projeto, iniciado há cinco anos. Tudo começou quando a instituição percebeu que o rio Paraná estava sendo poluído por fezes de animais criados na região, onde predomina o agronegócio. Sabendo do potencial energético do metano, os pesquisadores desenvolveram uma maneira de dar um fim mais nobre para o gás, que é altamente prejudicial ao meio ambiente.

As fezes são recolhidas de uma granja em Foz do Iguaçu, localizada a cem quilômetros da usina, e lançadas em um recipiente chamado de biodigestor. Ali, elas passam por um processo de fermentação e filtragem, de onde três gases são liberados - carbônico (CO2), sulfídrico (H2S) [o do cheiro de ovo podre] e o metano. Separado os gases, o metano é colocado em cilindros e transportado para Itaipu, que a partir de ontem passou a abastecer 14% da sua frota de carros com o biocombustível. A matéria física dos dejetos é aproveitada para fazer fertilizantes.

Segundo o presidente do Centro Internacional de Energia Renováveis Biogás (CBiogás), Rodrigo Regis, as 84.000 aves produzem aproximadamente 1.000 metros cúbicos de gás biometano por dia. "Isso dá para a abastecer toda a frota de táxi de Foz do Iguaçu", disse ele. O rendimento do biometano é equivalente ao do GNV (Gás Natural Veicular), que é derivado do petróleo, e 1,4 vezes maior do que o do etanol. "Enquanto com o etanol dá para rodar em média 8 quilômetros, com o biometano, eu ando 14 quilômetros", disse Regis.

O custo também é menor. Segundo o superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Herlon Goelzer, cada metro cúbico por quilômetro rodado de metanol vale 0,24 centavos. Já o etanol é de 0,27 centavos por litro, de acordo com os preços praticados em Foz. "Nós vislumbramos que podemos vir a fornecer a partir de 2016 para a frota comercial", afirmou Goelzer. Segundo ele, o principal objetivo é tornar as fazendas da região independentes energeticamente. "Além do uso veicular, o biogás também substitui a lenha para secagem dos grãos e o GLP (gás liquefeito de petróleo) para movimentar motores". O gás ainda pode ser queimado para gerar energia térmica.

Não é só dos dejetos das galinhas que dá para produzir energia. Fezes de porco, vaca e até de seres humanos também podem ser aproveitadas para o fim. A diferença é que os dejetos das galinhas têm um potencial energético muito maior que os dos outros animais. Goelzer lembra da montanha de cocô que é produzido no Brasil anualmente. "Estima-se que o país produza 20 bilhões de metro cúbico de biometanol por ano. Oito bilhões disso é originado de animais e resíduos agrícolas", afirma. "Imagina o potencial energético que está sendo desperdiçado."

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